Como configuro meu blog? |
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características básicas do seu blog, como Título, Descrição e configurações globais, que são aplicadas em todos os seus blogs hospedados no Blogger, clique no link “Básico” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]()
A área "Básico" é composta por:
Para ativá-los, defina Mostrar Edição rápida em seu blog como “Sim”. Ativando, aparecerá para o administrador embaixo de cada postagem um lápis, que se clicado, levará diretamente à área de edição.
![]() Além dessas configurações básicas, a área “Básico” permite alterar configurações globais, que são aplicadas a todos os blogs que o usuário tem no Blogger. As configurações possíveis são:
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de publicação do seu blog, como o domínio e o endereço, clique no link “Publicação” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() Área de "Publicação": Essa área permite que seja mudado o endereço do seu blog para um domínio externo ou até para outro endereço no domínio do blogger (o Blog*Spot). Porém, se você trocar as configurações de Publicação do seu blog do Blog*Spot para um servidor externo (ou outro subdomínio do Blog*Spot), seu subdomínio será liberado. Isso significa que outras pessoas poderão usá-lo. Uma solução provisória para esse problema, após a troca das configurações de publicação, é criar um novo blog com o mesmo subdomínio. Esse procedimento mantém o subdomínio na sua conta e evita que outras pessoas o usem. Para alterar para um domínio externo, clique no link “Domínio personalizado”.
Isso leva a duas opções:
Mesmo assim, o link original do blog continuará existindo, sendo que ele apenas direcionará para o novo endereço.
Para apenas mudar o endereço do blog, para outro endereço hospedado no blogger (Blog*Spot) utilize o campo “Endereço do Blogspot”.
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de formatação do seu blog, como data, horário e idioma, clique no link “Formatação” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() A área de "Formatação" é composta por:
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de interação dos visitantes do seu blog, como quem pode comentar e como serão postados os comentários, clique no link “Comentários” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]()
Selecionar "Sempre" exibe um formulário de e-mail, para você fazer a moderação de comentários via e-mail sem afetar as configurações de notificação de comentários. A moderação por e-mail é opcional, pois a interface do Blogger também suporta a moderação. Agora, todos os comentários que chegarem irão para a página "Moderar comentários", encontrada na guia Postagem. Nessa página, você verá uma lista de todos os comentários criados, mas ainda não aprovados ou rejeitados.
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de arquivamento do seu blog, clique no link “Arquivamento” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() Essa área permite que você defina a freqüência em que as postagens serão arquivadas e se as postagens arquivadas ficarão em páginas individuais.
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar as características de arquivamento do seu blog, clique no link “Site Feed” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() A área de "Site Feed" apresenta as seguintes opções em seus itens:
Pode ser que apenas um site feed seja o bastante para você, mas caso queira algumas opções a mais, clique no link "Modo Avançado".
No Modo avançado você tem opções para três tipos diferentes de feeds:
* Em qualquer opção é possível escolher entre as configurações "Completa", "Sinopse" e "Nenhuma".
Além disso, em “Postar rodapé do feed” é possível acrescentar um texto que aparecerá no fim de cada postagem no seu feed.
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de e-mail do seu blog, clique no link “E-mail” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() Área de "E-mail": É possível criar uma lista de e-mails em “Endereço de BlogSend”, que faz com que todos os e-mail da lista recebam notificação quando é feita uma atualização no blog. Também é possível ativar o recurso Mail-to-Blogger, que transforma qualquer conta de email em um aplicativo de postagens em blogs. Não se esqueça de especificar também se você prefere ou não que as suas postagens por email sejam publicadas automaticamente. Se essa opção não estiver marcada, suas postagens serão salvas na sua conta, mas não serão exibidas no seu blog até que você efetue logon no Blogger.com e as publique. * Depois de salvar suas Configurações, você poderá enviar e-mails para o seu blog. Os assuntos colocados em seus e-mails serão os títulos de suas postagens, e o corpo, as próprias postagens. Observações:
Na página do Painel, clique no botão “Configurações”. ![]() Para modificar características de e-mail do seu blog, clique no link “Permissões” na barra de ferramentas de “Configurações”. ![]() Área de "Permissões": Essa área permite que você controle as permissões de autoria e de leitura do blog. Em “Autores do blog” é possível adicionar outros usuários com permissão de postar no blog. ![]() Esses blogs são chamados de "blogs coletivos" e são bastante úteis quando pequenos grupos de pessoas querem contribuir em um único blog. Basicamente, uma pessoa cria o blog e depois "convida" outras pessoas para participar. Os membros do grupo podem ser Administradores ou não. Os administradores podem editar todas as postagens (e não apenas as suas), adicionar e remover membros do grupo (e conceder acesso de administrador) e modificar as propriedades do blog. Os não-administradores só podem postar no blog. Depois de clicar em “Adicionar Autores”, digite os endereços de email das pessoas que estiver convidando. Depois de alguns instantes, elas receberão um e-mail de confirmação. Não se esqueça de que essas pessoas devem ter contas no Blogger. Caso não tenham, terão de criar uma. ![]() Assim que estiver pronto para enviar os convites, clique em Convidar. Você receberá um e-mail quando o novo membro da equipe tiver sido adicionado com sucesso ao blog. Também é possível restringir a leitura do seu blog. Por padrão ele é público, mas pode ser definido que apenas convidados possam acessá-lo. ![]() |